Suicídio no Brasil: contextualização, vulnerabilidade e ações preventivas

Ao longo dos sete textos que compõem o livro, os autores fazem um retrato bem lúcido e esclarecedor sobre o denominado autoextermínio. Eles jogam luz sobre um acontecimento tão taciturno. Eles explicitam e dão estatísticas importantes sobre o número de suicídios que ocorrem anualmente. Assim, aprendemos que, todos os anos, praticamente um milhão de pessoas no mundo se matam. O suicídio é, ao lado de doenças como o HIV e o Câncer, uma das causas de morte mais frequentes na população mundial. Muitas vezes, mas não só, ele decorre de outro fenômeno muito recorrente atualmente, que é o da depressão. Aliás, já disseram que ela é o novo mal do século, e eu diria que se não for tratada pode elevar ainda mais o número de suicidas no mundo.
O livro que ora vem a lume deve ser lido, relido e, mais do que tudo, deve servir para reflexão, para a elaboração de políticas públicas efetivas contra esse mal. Não basta só a existência do Setembro Amarelo, temos de olhar para todos os que nos cercam com verdadeiro interesse. Coloquemos um fim à indiferença. Isto, com toda certeza, fará diferença!

FICHA TÉCNICA:

Autores: Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Cristiane Gomes da Silva de Araujo, André Luiz Jardim Alves, Artur José Cabral, Ester Senna Monteiro de Farias, Mariana Novaes Leite Duarte de Castro, Nathália Diniz Pereira, Saulo Bastos Guerra Boechat
Origem: Nacional
Editora: Encontrografia Editora
Idioma: Português
Edição: 1
Ano: 2022
País de Produção: Brasil
ISBN: 978-65-88977-91-0
Páginas: 128

Acesse gratuitamente: E-book “Suicídio no Brasil: contextualização, vulnerabilidade e ações preventivas”