A sala de aula sob outro paradigma: ensaios sobre o permanecer de alunos, com alunos e para alunos do Ensino Superior Público

A sala de aula sob outro paradigma: ensaios sobre o permanecer de alunos, com alunos e para alunos do Ensino Superior Público

 

O livro A sala de aula sob outro paradigma tem o potencial de despertar nos leitores variados sentimentos e sensações. Embarcamos junto com os autores nesta viagem “ao centro da sala de aula”, conhecendo aos poucos as paisagens em que habitam os principais sujeitos deste livro: os estudantes de graduação em Administração Pública na UENF que ingressaram no primeiro semestre de 2019.

Desde o momento do ingresso, esses estudantes enfrentam, como alunos e, também, como pesquisadores em formação, os desafios associados a acessar e permanecer no ensino superior: insegurança, medo, frustração, dificuldades acadêmicas e financeiras, entre outras mazelas. Ao mesmo tempo, acompanhamos estes autores-estudantes na aventura de refletir sobre sua inserção universitária, sobre seus aprendizados, dificuldades e sobre o contexto institucional em que estão inseridos.

Que esta viagem “ao centro da sala de aula” nos inspire a conhecer, analisar e aperfeiçoar nosso trabalho acadêmico, tornando a permanência no ensino superior uma aventura prazerosa e estimulante para todos os estudantes.

Rosana Heringer
Coordenadora do LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior), Faculdade de Educação/UFRJ

 

FICHA TÉCNICA:

Organizador: Gerson Tavares do Carmo
Origem: Nacional
Editora: Encontrografia Editora
Idioma: Português
Edição: 1
Ano: 2021
País de Produção: Brasil
ISBN: 978-65-88977-22-4
Páginas: 154

Acesse gratuitamente o E-book: E-book A sala de aula sob outro paradigma (1055 downloads )